“Valores e consumo de moda” – Portuguesas optam pelo estilo clássico



Esta afirmação é feita tendo em conta os resultados do estudo “Valores e consumo de moda” realizado pelo Centro de Estudos em População, Economia e Sociedade (CEPESE), da Universidade do Porto. Concluiram que não é só o aspecto estético que é determinante a compra, mas também os valores a que as mulheres dão prioridade.

“A nossa intenção foi relacionar os valores com o consumo de determinados estilos de moda, para perceber se uma coisa tem influência na outra. E a nossa conclusão é que, de facto, essa relação existe entre as portuguesas”, explica Isabel Cantista, uma das autoras do estudo “Valores e consumo de moda”.
Para efectuar o estudo foram definidos os quatro estilos de moda básicos: o clássico, o romântico, o desportivo e o ‘trendy’. Com base num questionário distribuído por algumas associações de mulheres e numa escala de 11 valores utilizada em estudos de marketing, determinou-se a relação entre o estilo e a escala de valores de cada uma.
O estilo mais votado entre as inquiridas foi o estilo clássico, estas mulheres colocam no topo da escala de valores a realização pessoal através do trabalho, tem como prioridade de vida a sua realização profissional e assim adoptam uma imagem mais formal.
O estilo ‘trendy’, o segundo preferido, está associado a consumidoras que dão maior importância ao lazer e ao divertimento. As que optam por uma moda desportiva, colocam no topo da escala o valor “segurança”. Já o estilo romântico é a escolha daquelas para quem as relações humanas calorosas são um aspecto determinante na vida.
“Conhecer estas características pode ser importante para as empresas, uma vez que lhes permite conhecer, de modo mais fiável, aquilo que leva o consumidor a adquirir determinado produto e a não reparar sequer noutro”, explica Isabel Cantista. A investigadora da Universidade do Porto acredita que este estudo pode ajudar a perceber a relação entre marca, estilo e público-alvo e, como tal, auxiliar as empresas da área da Moda a não só criar, como a publicitar um produto. “Ao saber o que é importante para uma mulher com estilo mais clássico, mais fácil se torna criar uma determinada linha de produtos, que vá de encontro aos gostos e valores dessa mulher”, refere.”
De salientar que, numa perspectiva de consultadoria de imagem, a determinação dos objectivos e valores do cliente no coaching inicial é determinante para um bom aconselhamento de estilo e concretização final de sucesso de uma prestação de serviços.
Fonte: Canal UP, “Estudo da U. Porto, conclui que escala de valores determina a moda” , artigo Liane Pacheco

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