Criei uma Marca e Agora?

A criação de uma marca é um processo que hoje em dia uma empresa consciente do seu valor e posicionamento no mercado entrega a profissionais qualificados. O mundo das marcas evolui, desde o tempo em que criar um logótipo ou slogan era o supra sumo da criação da marca, desenvolveu-se para marcas institucionais mais complexas com ferramentas cada vez mais elaboradas, grandes campanhas de comunicação e publicidade articuladas para aumentar a notoriedade da marca. Verificou-se que isto não era suficiente, a marca institucional estava em muitos casos desfasada da realidade que o cliente encontrava quando se dirigia a uma loja ou balcão. Qual foi a solução? Apostar em criar harmonia entre a marca institucional e a marca física. De que forma? Redesenhando os estabelecimentos à imagem da marca, para que a marca fosse um só corpo. Bons exemplos deste processo é o sector bancário. Esta solução é suficiente? No meu entender não, há um elemento fundamental na criação da marca, as Pessoas. Não só as pessoas que intervêm no desenvolvimento da mesma, falo em especial das pessoas que vivem diariamente a marca e todos os dias são a imagem dessa mesma marca, os Colaboradores. As marcas, no meu entender vão ter que apostar no desenvolvimento de marcas pessoais para os seus colaboradores, marcas que estejam em sintonia com a sua personalidade e todos os outros vectores da marca.
Marca Institucional + Marca Física + Marca Pessoal = Marca CoerenteE é no campo da marca pessoal que entra a Consultoria de Imagem, uma nova disciplina que vem dar resposta às empresas, colocando em sintonia com os valores da marca a imagem dos seus colaboradores.

Henrique Silva,
Coordenador Executivo Pós Graduação Consultoria Imagem

Nenhum comentário: